Blog Náutico

Dicas para não ficar enjoado em passeios de barco

Esse enjôo que muitas pessoas sentem quando estão em alto mar é um conflito entre os olhos e o labirinto: os olhos passam a informação de que o corpo está parado, mas o labirinto diz que o corpo está em movimento e toda essa “confusão” causa náuseas e tontura, resultando nesse tormento que muitos viajantes passam quando fazem um cruzeiro, ou um passeio de barco, que muitas vezes pode arruinar uma viagem. Foi pensando nisso que selecionamos algumas dicas para que você não tenha que passar por isso quando for fazer um cruzeiro, ou um simples passeio de barco. Confira:


1. Medicamentos

Mais ou menos uma hora antes de entrar no navio, tome algum remédio que evite enjôos, como o Dramin, por exemplo. Se preferir um que não dê sono, tome o Meclin, ou qualquer outro medicamento receitado pelo médico. É importante consultar um médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Nossa recomendação é: medicamento, só com receita médica!


2. Se concentre em um ponto fixo

Tente estabelecer uma referência visual, fixe sua visão em um ponto e se concentre nele. Isso ajuda no equilíbrio e pode trazer uma melhora significativa ao mal estar.

3. Evite locais muito fechados

Evite lugares com cheiros que possam piorar seu mal estar. Fique em lugares arejados e com boa ventilação.


4. Beber? Nem pensar!

Não beba álcool. Para alguns parece triste participar de um cruzeiro sem apreciar um bom vinho ou curtir as baladas que ele oferece, mas acredite: para quem tem enjôos em alto mar, álcool só piora a situação.


5. Alimentação

Tenha uma alimentação mais leve dentro do navio. Caso tenha agendado um passeio de barco,evite comer alimentos gordurosos antes do passeio, pois gorduras podem piorar a sensação de mal estar. Um alimento salgado, como um biscoito água e sal, podem dar uma sensação de melhora nessas horas. Frutas também são uma boa pedida.


6. Hidratação

Esteja sempre bem hidratado, mas cuidado ao beber líquidos em excesso, pois a sensação do líquido dentro do estômago pode piorar ainda mais os enjôos.


7. Transdermal Patch

Existe um medicamento chamado Transdermal Patch, que só pode ser adquirido com prescrição médica, por isso é bom ver com seu médico se você está apto para usá-lo. Esse medicamento é colado atrás e abaixo da orelha e é recomedável que isso seja feito pelo menos 4 horas antes de entrar no navio.


8. Pulseiras anti-enjôo

Sea Bands, ou pulseiras anti-enjôo: são faixas elásticas para serem usadas no pulso, que fazem pressão em certos pontos e em muitos casos aliviam a sensação de enjôo. São laváveis, além de ser um método 100% natural e podem ser encontradas em algumas farmácias e também pela internet.


9. Chás

Chás de ervas, principalmente de gengibre, podem ajudar a melhorar os enjôos. Devem ser tomadas antes de entrar no navio e, se possível, durante a viagem.


10. Locais estratégicos

Outra dica que pode ajudar a melhoras os enjôos e a sensação de mal estar é ficar em locais que não balancem muito, como o centro do convés, por exemplo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

Registro Ministério

Turismo - Cadastur

CNPJ: 31.291.687/0001-95

Inscrição Municipal: 1.127.616-4

Certificado Cadastur.jpg

CREDITO E DÉBITO

DÉBITO

CREDITO